30 outubro, 2008

Design conceito para as corridas de 2025.



Já imaginou como serão as corridas de carro em 2025? Pois 9 estúdios de design do sul da Califórnia, imaginaram. Esse é o resultado do 5th Annual LA Auto Show Design Challenge. Carros conceitos que vão muito além dos atuais, seja na segurança, velocidade ou performance.



Um dos competidores é o MAZDA KAAN, desenhado para utilizar um polímero patenteado pela Mazda que é capaz de gerar energia suficiente para fazer o motor elétrico do KAAN chegar a 400 km/h sem gerar nenhum poluente.

Bookmark e Compartilhe

29 outubro, 2008

Pingüino Empetrolado

green+eco+design+sustentavel+ambiente

O Pinguin coberto de petróleo é na verdade uma jarra para vinho que ainda esta em fase de desenvolvimento. É uma criação dos argentinos do FUGAmania, que pretendem levar a consciência ambiental a um âmbito cotidiano.

Bookmark e Compartilhe

28 outubro, 2008

Greenpeace + John Kennedy



O Greenpeace estreou um novo comercial sobre a questão climática. Mostra John Kennedy em imagens de arquivo, alteradas para parecer que ele faz discurso sobre energias renováveis e propõe uma 'revoluçao energética'. Segundo o grupo ativista, JFK foi escolhido por ser um lider com autoridade que "nossos lideres atuais não tem" e por ter alcançado um feito que parecia impossivel - colocar o homem na Lua. O filme é criação da AKQA que trabalhou em parceria com a empresa de pós produção The Ambassadors usando técnicas de modelagem em 3D para manipular as imagens do ex presidente americano. Visto aqui.

Bookmark e Compartilhe

27 outubro, 2008

Banksy

green, green design, garden, banksy, eco

Esta rolando aqui em NYC a exposição Banksy’s Village Petstore and Charcoal Grill, do artista Banksy até o dia 31 de outubro. Eu já fotografei alguns grafites do artista pelas ruas de Lisboa, Portugal, e acho sensacional o seu trabalho, muitos dos quais com uma forte crítica a nossa sociedade através de imagens que falam por si mesmas. Aproveito para postar esse grafite de um "guerilla gardening" (conheça mais sobre esse tipo de ação no video da Adidas Grun logo abaixo)


Bookmark e Compartilhe

25 outubro, 2008

Casa iT - Sustentabilidade sitonizada com a paisagem

green design, sustentabilidade, casa

A casa iT é uma arquitetura desenvolvida para melhorar a qualidade de vida. A simplicidade e elegância do desenho são um reforço dos essenciais; a casa cria um foco no ambiente para manter a harmonia e profundas conexões com o mundo natural. Centrada numa consistente ênfase do modo de viver interno/externo, a casa iT mistura esses dois espaço em um desenho inovador baseando-se em princípios green e emergentes imperativos de sustentabilidade. Concebida como uma casa mínima mas com o máximo de experiência, os projetistas, Taalman & Koch, alegam que a iT é um instrumento altamente sintonizado com o entorno que ao mesmo tempo é um toque de luz na paisagem e uma ferramenta para a inspiração e o autoconhecimento.

green design, sustentabilidade, casa

Embora eu não concorde com um modelo de sustentabilidade baseado numa ocupação difusa, o projeto é realmente interessante. Visto aqui.


More information here.


Bookmark e Compartilhe

23 outubro, 2008

Wooden Wall-e

green, design, eco, eco friendly

Como o Patrick, 
também autor do blog, acabou de ganhar de presente uma Wall-e eletrônico, eu não poderia deixar de publicar essa versão eco-friendly. Wooden Wall-e é uma edição ultra limitada realizada pela Morpheusequipe de escultores com base em Hertfordshire, no Reino Unido. Foi encomendado pela Disney como um presente para John Lasseter, diretor criativo da Pixar. Visto aqui.

Bookmark e Compartilhe

LIFT Concept - Mais ruas, menos carros

green design, tecnologia, concept

De um tempo para cá, tenho procurado soluções que quebrem a fórmula carro=rua, e um desses que achei foi o Lift, um conceito interessante para resolver o problema de estacionamentos, e quem sabe, desafogar as ruas da ocupação massiva dos carros deixando espaço nelas para serem melhor desfrutadas por nós. Visto aqui.

More information here.

Bookmark e Compartilhe

21 outubro, 2008

Whole Foods - A Better Bag

green, eco, sustentavel, reciclado, design, whole foods

Já escrevi sobre o Whole Foods  e sobre as sacolas feitas de garrafas pets recicladas aqui. Acho meio forçado o grande número de sacolas "eco" que invadiram o mercado,  mas se tratando do Whole Foods vale sempre a pena publicar. A sacola anterior "I used to be a plastic bottle" fez tanto sucesso, que a rede lançou novas sacolas com a colaboração da cantora Sheryl Crow (I love my home…planet Earth.  Every bag counts). As novas sacolas "A better bag" são extremamentes úteis e resistentes e custam U$ 0,79 e U$ 0,99. Além de tudo o Whole Foods colabora financeiramente com o Natural Resources Defense Council (NRDC), que possui um programa chamado "Simple Steps", que encoraja os clientes a darem simples passos quotidianos para reduzirem o consumo de energia e levarem em consideração ambiente. As sacolas possuem ainda o site SimpleSteps.org impresso. Visto aqui e aqui.

More information here and here.

Bookmark e Compartilhe

20 outubro, 2008

Casa Ihlow - Casa de barro contemporânea.

green, clay, sustainable, house

A Casa Ihlow nos arredores de Berlim, do arquiteto alemão Eike Roswag, é uma reestruturação e ampliamento de um antigo celeiro de pedra, feita com a antiga técnica da taipa-de-pilão (largamente utilizada no Brasil colonial). É a primeira casa do gênero na Alemanha desde 1950. A casa tem uma base sólida de argila mas com paredes construídas com surpreendentes 30cm de espessura e grande aberturas. A casa tem sistema passivo de aquecimento que aproveita inclusive o calor da lareira para manter a água quente. Os banheiros usam água armazenada da chuva que antes de serem drenadas no próprio terreno, são tratadas. Uma amostra da versatilidade, contemporaneidade, beleza e do baixo impacto ambiental das milenares construções em barro. Visto aqui.

More information here.

Bookmark e Compartilhe

17 outubro, 2008

Obama Tea - Drink for Change

green+eco+obama+green design+sustentavel

"Obama Blend" é uma mistura especial de chás eco-friendly... Beba para mudar! Obama 2009 ; )

Bookmark e Compartilhe

Typoase

green+eco+green design+reciclado+sustentavel

Typoase é um projeto do estudante Dominik Schwarz, da universidade de Bolzano, Itália. O objetivo do projeto é fornecer as pessoas um local público onde elas possam sentar e ter uma breve pausa. Feitos de madeira, pedra e cobertos com relva, as bancadas anunciam a palavra "TIME". 

More information here.

Bookmark e Compartilhe

16 outubro, 2008

Blog Action Day



Hoje (dia 15, hora dos EUA) é o "Blog Action Day". Dia da blogosfera mundial se unir em torno de uma causa e discutir um único tema. E o tema desse ano é pobreza. Aproveito para retomar uma incrível iniciativa já postada aquiBirima, é uma sociedade de crédito cooperativo fundada pelo cantor senegales Youssou N'Dour, que oferece micro-crédito na África a pequenas empresas, artesões, profissionais e artistas para o desenvolvimento autonomo das suas atividades. O nome Birima foi inspirado no nome de um antigo rei do Senegal, que se pronunciava somente uma vez ao ano e se tornou símbolo moral do valor da palavra dada. O princípio da sociedade Birima é o mesmo, quem solicita um crédito não deve fornecer nada além da sua palavra e do respeito da sua família. O vínculo é o da confiança. Birima ajuda o povo do Senegal a iniciar seu próprio negócio e desenvolver pequenas empresas, dando a todos o apoio de que precisam para alcançarem o sucesso e saírem do estado de extrema pobreza, aqui.

Aproveitando deixo uma dica de um texto muito bom publicado hoje, aqui.

Bookmark e Compartilhe

14 outubro, 2008

Sambazon



Aqui em NY fiquei impressionado com o acesso fácil a cultura e aos mais variados produtos tupiniquins. Um dos produtos brasucas que encontro mais freqüentemente aqui do que no próprio Brasil (ao menos do que no RS) é o Açaí ou "SuperFood", como vem sendo popularizado. A Samabazon é a responsável pela internacionalização do açaí e a lider global em produtos orgânicos e sustentáveis do "superfood". A empresa ajuda a promover a preservação da Amazônia e contribui para a positiva cadeia econômica que beneficia o população local. A Sambazon é parceira da Sustainable Amazon Partnership (SAP), que é uma colaboração pública e privada para promover a gestão sustentável da Amazônia brasileira.

Bookmark e Compartilhe

13 outubro, 2008

Prancha de surf 100% reciclável

eco design, prancha de surf, reciclagem

O Atelier Yanagi, sediado em Los Angeles, é uma empresa de design de produtos focada em equipamentos esportivos. Tem uma única filosofia de design, amar a natureza e o surf. Por isso designer e proprietário da empresa, Yanagisawa, está desenvolvendo uma prancha de surf 100% reciclável que tenha boa performance e seja segurança. O mais curioso desse protótipo é a transparência da prancha.

More information here.

Bookmark e Compartilhe

11 outubro, 2008

Blog Action Day


Blog Action Day 2008 é um evento anual não-lucrativo que tem como objetivo unir os blogueiros, podcasters e videocasters do mundo todo para postarem sobre o mesmo assunto no mesmo dia. Nosso objetivo é gerar uma discussão global em que as opiniões e idéias de milhares de pessoas diferentes enfoquem um único tópico.

Bookmark e Compartilhe

10 outubro, 2008

Mesa Replex - reciclando os velhos móveis

reciclagem-mesa_replex

Oormerk é um estúdio de design que fica no sul da cidade de Breda, na Holanda. O estúdio tem alguns móveis e peças arquitetônicas em seu portfolio incluíndo a mesa Replex. Essa longa mesa de jantar foi criada à partir de uma coleção de velhos móveis. A velha mobília foi desmontada e suas peças coladas umas às outras. Esse bloco de madeira então foi cortado em seções e montados em forma de mesa. Se os móveis velhos estão fora de moda, nada como uma boa reciclagem para fazê-los durarem outros bons anos. Genial! Visto aqui.

More information here.


Bookmark e Compartilhe

Reciclagem de pilhas usadas para iluminar as ruas

reciclagem, gadget, pilhas velhas

Todos nós sabemos que pilhas alcalinas são ruins para o ambiente. Se você não recicla-las devidamente, essas pilhas podem terminar em aterros mandando seus componentes tóxicos diretamente para o solo. O Energy Seed, do designer Sungwoo Park, é uma maneira de incentivar a reciclagem dessas pilhas e ao mesmo tempo tirar o máximo proveito das cargas que restam nelas.

reciclagem, gadget, pilhas velhas

Alguns equipamentos não utilizam totalmente a carga da pilha e mesmo assim indicam que estão vazias. Desse modo o Energy Seed utilizaria essa carga restante, que se para fazer funcionar uma câmera fotográfica é insuficiente, mas que para acender um anel super eficiente de LEDs, é mais do o necessário. Mesmo que alguém ainda tenha que reciclar as pilhas depois, pelo menos se aproveitou o máximo delas. Visto aqui.

More informatio here.

Bookmark e Compartilhe

Robôs Reciclados

reciclagem+green design+eco+robos+michael salter

Kevin Kelly acumulou durante 5 anos todos os isopores  que chegavam na sua residência nos EUA através de novos produtos. Durante os anos procurou uma idéia do que fazer com todo o material. No útlimo ano conheceu os robôs de isopores do artista Michael Salter expostos em um museu da Carolina do Norte e não teve mais dúvidas, construiu o seu próprio robô, junto com o seu filho - The Styrobot - dando nova vida para todo o material acumulado ao longo dos anos. Logo abaixo a exposição com os incríveis robôs reciclados de Michael Salter.

reciclagem+green design+eco+robos+michael salter

Bookmark e Compartilhe

07 outubro, 2008

EcoBoulevar - Reciclagem Urbana

reciclagem, urbana, ecoboulevar1

A proposta do Eco-boulevard de Vallecas pode ser definida como uma operação de reciclagem urbana. A sua estratégia é de criar um espaço para concentração social e servir de ambiente para a interação. Uma ação que se adapta à áreas específicas fornecendo-as conforto climático e servindo de semente para a regeneração urbana. Essas estruturas são leves, facilmente desmontáveis e energeticamente auto-suficientes.

reciclagem, urbana, ecoboulevar2

Depois que o entorno for regenerado e denso de verde, elas serão desmontadas deixando o espaços abertos como pequenos parques em meio a uma floresta. Visto aqui e aqui.

More information here and here.


Bookmark e Compartilhe

06 outubro, 2008

Green Graffiti



Eu adoro street art em geral, mas essas imagens tradicionalmente urbanas integradas de forma simbiótica na paisagem das montanhas do norte europeu são sensacionais. Total espírito "green design". Visto aqui e aqui.



Bookmark e Compartilhe

05 outubro, 2008

Censo da Blogosfera



Está rolando um censo da blogosfera brasileira, basta escolher o seu número e publicá-lo.O ItsGreenDesign escolheu o número 550 pq o "green" está aproximadamente na frequência 550 mn do espectro de cores visíveis, segundo a Wikipédia. Visto aqui e a contagem iniciou aqui.

04 outubro, 2008

Museum of Sustainable Style


A semana de moda de Chicago, a Chicago's Fashion Focus Week, está acontecendo até o dia 8 de outubro e durante esses dias é cada vez mais visível pelas ruas da cidade um estilo eco-friendly e sustentável. Este ano, a Chicago's Fashion Focus Week apresenta pela primeira vez o "Museum of Sustainable Style" (MoSS), com curadoria da Pivot Eco Smart Fashion. A promessa é a de acompanhar todos os movimentos da cena eco-fashion internacional. Visto aqui.

More information here.

03 outubro, 2008

Mad Goes Green!



Hoje acabei descobrindo que a lendária revista "Mad" , sucesso nos anos 80 com o seu humor ácido, voltou a ser publicada no Brasil.  Criada em 1952 nos EUA e publicada no Brasil desde 1974, a Mad estava fora das bancas desde o final de 2006.  A Mad é uma revista de sátiras da cultura pop e dos acontecimentos do cotidiano dos leitores, assim sendo,  a causa "green" não poderia ficar de fora e a capa da edição gringa é "dedicada" ao meio-ambiente: Mad Goes Green! 

01 outubro, 2008

Domespace



O conceito da casa Domespace não é novo, mas tem se reforçado muito atualmente com as qualidades bioclimáticas que possui. Utiliza madeira certificada, que além de não utilizar produtos químicos no seu tratamento, lhe garante uma boa proteção térmico-acústica.


Uma das principais vantagens dessa casa é possuir um sistema que gira a casa e a orienta para o máximo aproveitamento solar. Visto aqui.


More information here.